VALTER HUGO MÃE

Ninguém fala disto, mas eu já falei e vou voltar a falar! Unicamente como amigo, sem sua autorização, mas em defesa da sua honra, apesar de circunscrito aos Amigos!

Falo do VALTER HUGO MÃE!Ontem, cerca das treze horas, passando os olhos pelo Expresso, concentrando-me na ACTUAL, sou presenteado por uma rubrica, evidentemente encomendada, a que chamaram ” Subavaliar ou Sobreavaliar escritores”- tem…a realmente candente e duma actualidade prementes- em que duas senhoras resolvem destilar o seu ódio vitupérico ao VALTER HUGO MÂE.. Mãe, como elas dizem! Fiquei estupefacto e, de imediato, escrevi algo no Facebook dizendo:”… Ainda bem VALTER, porque o unanimismo é que é perigoso!”.

Bem dizia no Porto o Valter que, a partir de agora, ele iria ser ” muito menos bom”. Isto é a minha tradução, se bem me entendem!

Sendo visível que essas senhoras, uma a Clara Ferreira Alves e a outra uma tal Ana Cristina Leonardo, resolveram destilar o seu ódio contra o VALTER, eu digo: bateram em porta errada!

Primeiramente e excluindo desde já a segunda senhora, da qual não conheço nada, a não ser uma coluna na Actual que nunca li!, quanto à Clara Ferreira Alves o caso é diferente:
Reconhecendo-lhe alguns méritos, sempre a achei uma diletante: escreve sobre tudo e nada e não lhe reconheço alguma opinião formada. Livros?… a não ser aquele que o
Expresso ofereceu com o jornal e que se chama ” Mala de Viagem”? Mas nem aqui consegui perceber: era mala Chanel, Louis Vouiton ou apenas Cavalinho?, mais nada!
Ah! Dizem que foi ” Santanete” e parece que não gosta que recordem isso! Assim como uma ” mulher da vida “que não quer que lhe recordem o passado! Presidiu à Casa Fernando Pessoa e… dormiu na cama do mesmo?É que o VALTER já dormiu!

Parece que aparecia lá pela “CASA” em Lanzarote, convidada ou não, não sei, mas creio, e corrijam-me se estiver errado, nem nos ” Cadernos de Lanzarote” alguma vez aparece alguma menção ao seu nome!Mas muito ” aborrecida” por SARAMAGO ter apelidado ” o REMORSO DE BALTAZAR SERAPIÃO” de ” Tzunami” literário, diz: ” vejam lá se este título não vos lembra nada?”. O quê? “Blimunda”? ” Sete Sóis”?
No seu ódio de protagonismo a senhora delira!

Mas eu e todos nós sabemos bem porquê. É que, na apresentação de um livro, um simples livro- “A DESUMANIZAÇÃO”- o VALTER, coisa nunca vista, encheu o Teatro
Maria Matos, onde até o Rodrigo Leão foi e… a senhora não foi convidada! Mas sabe, estava lá a PILAR DEL RIO e, por inerência, SARAMAGO! A PILAR foi e eu não? Em Lisboa? Um “gajo” lá da Caxinas? Eu tinha que ser convidada!Onde já se viu? Imperdoável… vai ter o que merece,pensava ela!

Mas o problema dela é que não leu, de certeza, o livro porque, se o tivesse lido, ficava queda e calada. Mas não leu…

Ela é cronista e escreve o que lhe apetece e também perora no ” EIXO DO MAL” que eu também sigo! Mas aí, quem a definiu na perfeição foi JOÃO GALAMBA, uma vez que lá esteve, a substituir o Daniel Oliveira, creio, e lhe disse a frase mortal: “… Ó Clara, tu falas como um taxista..!”. Diz tudo e não tenho nada a acrescentar!

Não suportou a D. Clara Ferreira Alves que um escritor, das Caxinas, tivesse enchido o Teatro Maria Matos -mais de 400 pessoas- e, no dia seguinte, tivesse lotado a Sala Suggia da Casa da Música, num espectáculo sublime, com cerca de 1000 pessoas! Mil, entendeu? Entendeu, mas não aceitou!

Pois é: não gosta? Não coma! Mas desinfecte e desampare a loja, ou ainda vai ter que se ver com muitos ” caxineiros”! A senhora tem uma coluna? Nós temos uma Legião!
Uma legião de Amigos! Sabe o que isso é? Não sabe, coitada.

Já agora, leia, faça um esforço e leia, ” A DESUMANIZAÇÃO”. E aprenda!

O saber da sensibilidade não está ao alcance de todos. Nem todos a alcançam… paciência!
D. Ferreira Alves.. VALTER HUGO MÃE a Prêmio NOBEL!

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s