Neste momento na RTP2 está a passar um documentário acerca das tradições dos Cantares ao Desafio no nosso Minho ( eu sou Minhoto), com gente como ZÉ Cachadinha, Delfim, Marinho da Barca, Celeste, Canário etc… gente que faz das Festas do Alto Minho uma coisa totalmente diferente. Genuína, popular e tendo sempre por apoio a Concertina.
Nos Arcos de Valdevez, em Ponte de Lima ( nas Feiras Novas), e…m Vila Verde ( na Srª do Alívio) e principalmente na PONTE DA BARCA, no seu S. Bartolomeu, poderemos ver e deliciarmo-nos com o que é o verdadeiro Minho: Desfiles de centenas de tocadores de concertina, espectáculos de cantadores ao desafio noite a fora, improvisados, dando largas à criatividade…mas sempre com um som de fundo, o da música do Minho, principalmente do Vira e da Cana Verde.
Os meus amigos já não podem assistir às noitadas do S. Bartolomeu da Ponte da Barca que já passaram, mas podem e devem ir à do próximo ano. De certeza que, à semelhança de muitos portugueses de diferentes sítios, não vão deixar de voltar e perceber o porquê de numa terra com 10 ou 15 mil habitantes se concentrarem dezenas de milhar, fazendo festa até amanhecer…
Eu sei do que falo, já fui e voltarei sempre que puder porque é ÚNICO!