A GRANDILOQUÊNCIA DO NOSSO FUTEBOL

Como escrevi há tempos num “Post”, acerca do “milagre” do Pires de Lima, os portugueses são muito dados ao exacerbado exagero, digo eu “bacoco”, de quando alguém ligado a algum desporto, nomeadamente o futebol, se destaca acham logo que se trata do “melhor do mundo”!

No cabeçalho do Jornal de Notícias de hoje ( dia 20), com retrato e epíteto: Cristiano Ronaldo… : melhor jogador do mundo; Pinto da Costa : presidente com mais títulos no mundo; Pedro Proença: melhor árbitro do mundo; Vitor Baía: jogador com mais títulos no mundo; Jorge Mendes: melhor empresário do mundo; José Mourinho: melhor treinador do mundo…tudo no Futebol, claro!
Eu aqui a esta lista, já agora, quero acrescentar: Paulinho, o melhor roupeiro do mundo!
Tudo no Futebol, bem visto. O nosso escape! Esta coisa do Ronaldo então ajudou e de que maneira à festa.

Mas o que é que tudo isto acrescenta ao PIB e à crise?Nada! O Cristiano Ronaldo vai fazendo alguns investimentos em Portugal mas, que eu saiba, paga os seus impostos em Espanha ou num paraíso qualquer; do Pinto da Costa nada se sabe; Jorge Mendes também deve ter a sua empresa numa ilha qualquer; Vitor Baia ficou a dever ao BPN 10 milhões e vamos todos pagar; José Mourinho esse escolhe o paraíso que quiser; ficou por mencionar acima Luis Filipe Vieira como o melhor dirigente do mundo benfiquista mas, segundo notícias, também parece que uma sociedade em que é sócio deve 17 milhões ao BPN e, é fatal, vamos todos pagar! Deviam ser só os benfiquistas, digo eu… tudo mundo do Futebol.( Não ponho aqui ponto de admiração)

No entanto, temos grandes cientistas anônimos, grandes investigadores espalhados pelo mundo incógnitos, empreendedores fantásticos que acrescentam riqueza e emprego, que inovam e exportam e que não aparecem nos jornais…temos universidades de excelência, que produzem óptimos engenheiros, excelentes informáticos, grandes arquitectos…que sempre que vão para o estrangeiro se destacam e, no entanto, essas Universidades estão a ser asfixiadas e colocadas no limiar da ingovernabilidade! ( Aqui já ponho ponto de admiração)

Que relevância lhes damos? Quase nenhuma. Apenas quando algum dos seus frutos ganha um premio internacional. Mas nunca ninguém deles ouviu falar!

Resta-nos o Futebol, sempre o Futebol que, para além dos três jornais diários, dos mais de cinco programas na TV, ainda consegue espaços contínuos nos jornais generalistas…

É dose!

NB: Eu adoro Futebol!

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s