Recordo-me de, há dez anos atrás, ter assistido ao jogo de inauguração do Estádio do Dragão entre o Porto e o Barcelona. Nesta equipa estavam a despontar alguns jogadores (XAVI, INIESTA E MESSI), a que se foram juntando outros (BUSQUETS, PEDRO RODRIGUEZ, GERARD PIQUET etc.) e que formariam aquela que foi durante vários anos a melhor equipa que o mundo jamais viu. Todos com a mesma filosofia, o mesmo estilo e a mesma bandeira.
Ontem, no jogo de Barcelos, o nosso Sporting apresentou uma equipa inicial com seis (6) jogadores oriundos da formação : RUI PATRÍCIO, CEDRIC SOARES, WILLIAM CARVALHO, ANDRÉ MARTINS, ADRIEN SILVA E WILSON EDUARDO. No banco estavam ainda DIOGO SALOMÃO e ERIC DIER.
Não ouso comparar esta equipa com a do Barcelona, nem a qualidade actual dos nossos jogadores com os acima referidos do club Catalão. Estamos a falar de realidades diferentes, tanto económicas, como sociais e até políticas. Mas estamos a falar de uma mesma filosofia: a construção de uma equipa coesa e afirmativa a partir da sua formação.
Tal como no caso do Barcelona, que teve a sua expressão mais conseguida sob o comando de PEP GUARDIOLA, que lhe incutiu um espírito e uma forma de estar diferenciadores, também no Sporting actual tem sido LEONARDO JARDIM a dar corpo e forma a essa filosofia integradora e catalisadora. E através de uma postura sóbria, calma e serena tem vindo a potenciar as mais valias que este quadro identitário possibilita.
Por isso reitero o que já aqui disse: o impossível já foi conseguido! O possível vai-se fazendo e a certeza já não é uma miragem…
Assim possamos continuar…porque este é que é o caminho!
FORÇA SPORTING!