EXALTAÇÃO AO PRESIDENTE DA CÂMARA DE PONTE DA BARCA, ANTÓNIO VASSALO ABREU, meu irmão!

          

                 Agora que perfazem 29 anos da tua chegada a Ponte da Barca , da qual és desde há oito anos principal responsável, lembrei-me de, em tua honra e em honra da PONTE DA BARCA, dissertar um pouco acerca do que é ser UM BOM PRESIDENTE DE CÂMARA e encontrar razões para o facto de, inquestionavelmente, o seres!

                Em primeiro lugar, e acima de tudo, quem almeja ou aceita esse cargo, tem que conhecer a terra. Não é preciso lá ter nascido, como se comprova, mas tem que conhecer as suas gentes e a sua idiossincrasia, porque todas as terras são diferentes. Todas se foram edificando e desenvolvendo de um modo diferente, por características geológicas próprias, por relevo próprio, por aptidões agrícolas ou vinícolas próprias, pelas suas redes viárias, pelas ideias dos seus antepassados e sua visão, pelas gentes que as foram povoando, pelos seus recursos próprios… Tudo isto vai moldando as suas gentes e as raízes que entretanto se vão criando, tanto culturais, como étnicas, folclóricas, de vizinhança ou de proximidade, vão criando uma identidade própria, uma identificação colectiva que, quem a anseie ou aceite governar, tem que saber captar!

                E conhecendo a Terra e as suas gentes, tem que saber “ ler” o seu pensamento, conhecer os seus anseios, os seus gostos próprios e saber interpretar, acima de tudo, o que querem da sua Terra e para a sua Terra. E, estou convencido, todos querem ver preservada e  reconhecida a sua identidade própria, para além de quererem viver, ter a sua subsistência e os apoios sociais e humanos que os tranquilizem. Mas querem estar  no “Mapa”, ser gente digna e querem, sempre,  identificar-se e estar perto de quem os governa!

                E a tudo isto TU tens conseguido chegar, com empenho, com muito trabalho, com muita disponibilidade, sem preconceitos, de peito aberto e consciência tranquila, com saber adequado, fazendo da amizade e proximidade o lema!

                Mas nem todos conseguem “ descer” ao Povo. Mas para ti isso é fácil por que do Povo tu vieste! Nem todos conseguem identificar-se com ele, mas tu sempre foste e és como ele! E de todos, seja qual for a sua classe, instrução, religião, opinião política ou cultura.  Nessa tolerância  e respeito sempre tu viveste. E como dizia o nosso Pai : nas pessoas só interessa o que elas têm de bom! É isso que se deve potenciar…

                Ser um entre os demais que, por ter capacidades adquiridas, endógenas ou inatas, aceita colocá-las ao serviço da Comunidade. Nada mais! E, como alguém que sempre ocupou qualquer cargo com espírito de missão e de serviço, onde colocou sempre todas as suas capacidades, aceita fazê-lo e trata-lo como sua família fosse.

                Mas isto só não basta! É preciso ter ambição, ter visão, ser interessado e proactivo. É preciso antecipar. É preciso conhecer os meandros dos poderes e partilhar. É preciso dar para também receber e participar. É preciso saber liderar, ser justo e ao mesmo tempo benevolente. É preciso respeitar para ser respeitado. É preciso ouvir para conhecer. É preciso ser humano, mas também ser firme. E é preciso, finalmente, gerir a Edilidade como uma Empresa, que é composta por pessoas, por organismos e secções, por responsáveis e assessores, por Directores e Adjuntos… por gente que daquilo vive, e vivendo daquilo, deve servir e estar motivada. E é preciso ser liderante e dar o exemplo.  É preciso ser Honesto! E tudo isto TU tens tido!

                E a facilidade natural do trato, de chegar às pessoas, de transmitir desejos e decisões, de saber fazer compreender, são traços essências a um Líder. Como ter coragem e saber ouvir. E gostar!

                Tudo isto são marcas de personalidade em que, na sua abrangência, as pessoas se revêem, porque acreditam e respeitam, porque sentem em TI mais um entre eles.

                E tudo isto não é fácil de atingir e conseguir.

                Mas, na tua humildade e sabedoria, tu CONSEGUISTE! E conseguiste aquilo a que te propuseste:PÔR A TUA TERRA NO MAPA! Ser conhecida e falada! 

                Tudo isto define um bom Presidente de Câmara: TU!

                Parabéns Irmão! Bem hajas e já sabes… és um orgulho da  nossa Família, das Marinhas e da BARCA!

                E viva a PONTE DA BARCA, sempre formosa e tão bela…!

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s