MANUEL BALTAZAR ( Palito), o “ MONSTRO”.

Pelas coisas que o Povo diz:

Para uns terrível bandido.

Para outros grande infeliz

( António Aleixo- A História do Quadrilheiro Manuel Domingos Louzeiro)

 

Título do DN de há dias: “ Noventa Militares, Vinte Cavalos e Dez Cães”…

Procuram afanosamente Manuel Baltazar, a quem a imprensa apelidou de “ O Monstro” por, alegadamente num acto tresloucado, ter morto a sogra, a tia e ferido a mulher e a filha. E fugiu. Procurado pelas Polícias desapareceu nas montanhas e não mais foi encontrado. Provocatoriamente desceu ao povoado onde comprou pão, perguntou pela filha e novamente desapareceu. Eu já vi isto num daqueles filmes do Silvester Stalone…

Dizem que tem aliados, que o protegem e todos se calam.

Incapazes as Polícias vieram os Militares devidamente apetrechados de cavalos e cães. Todos altamente treinados e com serviços prestados na Bósnia, no Afeganistão e no Kosovo. Tudo Top, do melhor. E vão vasculhar tudo : casas abandonadas, poços, rios e minas. Regatos e regueiros, matas, árvores e palheiros. Cerros, levadas e ninhos. Tudo. Tudo vai ser vasculhado e ele vai aparecer. Não fosse esta nossa Tropa altamente treinada, com relevantes e heróicos serviços prestados na Bósnia, no Afeganistão e no Kosovo. A melhor do Mundo, sem dúvida.

Mas quem o conhece diz ser ele um ás na caça ao javali. Altamente conhecedor do terreno, sozinho chegará para todos eles. Que sabe bem onde encontrar comida e tem, de certeza, gente que o apoia. Dizem…

Não desistindo a tropa, pois isso abalaria muito a sua reputação, vão ser disponibilizados aviões não tripulados ( Drones ), carros de combate e outra parafernália bélica. E diz ainda quem o conhece que ele vai estar lá no topo da montanha a vê-los subir e que se vai rir…Tal como o Rambo, lembram-se? Isto vai dar filme, ai vai, vai!

Mas ele poderá ceder ao cansaço, físico e psicológico e entregar-se. Nessa altura o Comando da GNR, exibindo-o numa padiola, vai enaltecer, em conferência de imprensa, o grande feito das suas tropas, das melhores do mundo, ou de outro mundo como agora se diz acerca de tudo e nada. E vai condecorar os cavalos e os cães, pelos bravos serviços prestados. E vai dizer estarem estas suas tropas especiais mais preparadas ainda para missões tão exigentes quanto esta. E vai dizer serem estas também imprescindíveis em quaisquer missões e conflitos. Por isso deveremos continuar na NATO e ser devidamente equipados,

O exemplo da caça ao “ Palito” vai correr mundo, vai ser apresentado em documentários e vai ser objecto de teses de doutoramento até. Tudo por causa da competência da nossa Tropa de Elite, altamente treinada, com acções na Bósnia, no Afeganistão e no Kososo, que ficarão nos nossos anais pela relevância internacional que ninguém nega reconhecer. Só uma Tropa de outro mundo como esta conseguiria apanhar o “ Palito” nessas agrestes montanhas de Valongo dos Azeites…

 

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s