O LOQUAZ “ DANDY” de JOANE.

Nuno Melo de seu nome. Advogado de Joane e sobrinho de Eurico de Melo, importante figura do Cavaquismo, a quem outrora apelidaram de Vice-Rei do Norte, tal a influência que exercia em tudo o que decisório acontecia a norte do Douro. Tudo passava por ele : licenciamentos, estabelecimentos, autorizações de Cafés, Bombas de Gasolina…tudo. Foi o primeiro grande “ Facilitador” da era democrática. Tal como o tio também Nuno Melo tem particular aptidão para a facilidade e  no seu “snobismo” convencido fala de tudo e perora sobre tudo com uma verborreia estonteante. E está em todas. Mas é um “ Dandy”, o “ Dandy” de Joane.

Mas, em vez de Facilitador como o tio, ele é, sim, um Simplificador. Porquê? Porque falando tanto e tão superficialmente de tudo, num exacerbado exercício de lugares comuns, ele consegue dizer Nada! Porque ele, agora candidato à reeleição como Eurodeputado pela coligação de direita, conseguiu simplificar os cinco anos em que esteve no PE com a elaboração de um Relatório denominado “ a investigação criminal entre os estados membros para recolha dos elementos de prova”. Mas, segundo dizem, tanto simplificou que parece que não é dele ou nele teve pouca intervenção! Simples e simplificador : andou cinco anos a fazer turismo. Ah, parece que também organizou dois concursos para jovens agricultores…

Mas ele é um “ Dandy”! Profere sentenças de um modo ligeiro, leviano e simplista e vai falar aos pescadores da Póvoa e Caxinas de sapato de vela, calça beije, casaco azul com botões dourados e camisa a condizer. E promete-lhes, em seu  nome e do CDS, mais uma vez, um mar sempre azul e sem ondas. Com tanta palavra sem ideias ele simplifica. Como naquela comissão de inquérito ao BPN onde ele também simplificou : tudo fez para prender o polícia em vez dos ladrões…

Mas ele, o “Dandy” de Joane, é também um ilustre advogado dessa terra. Licenciado na Portucalense ali, em vez de leis, aprendeu loquacidade. E a simplificação que o leva a afirmar peremptoriamente que Sócrates foi o pior primeiro ministro de sempre e pior ainda que Salazar e Caetano. Simples! E que a Esquerda é responsável pelo estado a que chegamos e que eles nos salvaram deste estado. Com um palavreado estonteante mas simples. E simplificador.

Mas acontece que a loquacidade deste “ Dandy” é uma capa, como a da sua cabeça acinzentada, uma espuma e um nevoeiro que servem para ocultar e fazer passar despercebidos todos quantos concorreram para a deformação moral da nossa sociedade : os do BPN, do BPP, do BCP, do Banif, dos submarinos, dos sobreiros, das contrapartidas… todos seus conhecidos, todos inimputáveis e de quem ele nunca fala. Para eles não tem verborreia…

É um “Dandy”, o “Dandy” de Joane- Famalicão. Mas eu que aqui afirmei que ele fala, fala, fala e nada diz de substantivo, não quero que me acusem de injusto e redutor e, em nome da justiça, vou aqui deixar alguns sólidos pensamentos do personagem:

1-      “…Portugal está muito melhor, o que não invalida que as pessoas não sintam.Pois, se calhar, até invalida, mas é só se calhar…”.

2-      “…Votar no PS nestas Europeias será premiar o ex-governo e alguns dos seus membros. O infractor está nas listas do PS que tem na cabeça o líder parlamentar de Sócrates e o seu dois…”.

3-      “…Mas não é o governo que é candidato às Europeias, mas sim eurodeputados sem qualquer ligação às decisões políticas…”.

4-      “… Não tenho dúvidas que o desempenho deste governo será saudado na história do nosso país. Eu  também não duvido nada por motivos diferentes…mas ficará…”.~

Estas pedras preciosas de maturidade política deste “ Dandy” e o seu pensamento sócio-político deviam ser dadas nas escolas e universidades. De onde deveriam ser retirados Sócrates e Platão.

Ou então mandá-lo num foguetão…direitinho a Plutão!

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s