TEIXEIRA, o meu MARADONA!

Nestes dias em que o Futebol ocupa uma boa parte do meu tempo disponível, porque gosto e sempre gostei de Futebol, eu que, incluindo este, é já o décimo quarto Campeonato do Mundo a que assisto e neles vi actuar todos os grandes futebolistas de sempre ( Pelé, Tostão, Cruift, Beckenbauer, Muller, Platini, Sócrates, Zico, Zidane, Ronaldo, Messi, Iniesta, Cristiano Ronaldo e…MARADONA, o maior, o mais genial, o mais carismático, o mais decisivo, o mais empolgante, o mais paradoxal e também o mais controverso jogador que o Mundo produziu), e dei por mim a pensar quão grande astro do futebol poderia ter sido o TEIXEIRA!

Os meus amigos e leitores não fazem a mínima ideia quem ele seja, mas os meus amigos e conterrâneos do passado sabem bem a quem me refiro, sabem bem quem ele foi e quantas saudades dele guardamos. Nós os que não nos esquecemos.

O TEIXEIRA, a quem a morte muito cedo visitou, era oriundo de uma família já com nítidas aptidões genéticas para o Futebol. Os seus tios Eduardo, Santana, Vitor e, acima de tudo, o Tone Maria, que chegou a ser até profissional,  tinham aptidões inatas para o jogo. Notava-se, mas o Teixeira era filho de uma irmã destes.

O TEIXEIRA era um pouco malandro, um pouco desleixado, um tanto reservado e alheio e…não fez a quarta classe! A gente bem o incentivava e lhe dizia que era uma pena porque, face à sua qualidade futebolística, iria ter problemas em conseguir um clube, pois era exigida a quarta classe, mas ele nunca quis saber…O que lhe dava prazer, como a todos nós, era vir dos trabalhos ou das aulas e irmos jogar para o Terreiro de S. Roque. E jogarmos até ao sol se pôr e nos domingos durante o dia todo!

Mas voltando ao ” meu Maradona”, eu vejo desfilar jogadores sem fim neste Mundial, uns poucos mais habilidosos, sem dúvida, mas vejo-os entretidos num jogo mecanizado e previsível, onde apenas sobressai a força e a organização colectivas. E quando algum faz uma boa jogada, algo diferente do ” ram ram”, ou o guarda redes faz uma defesa difícil e sobressaem, dizem logo que foi ” de outro mundo”! Talvez porque este mundo esteja realmente muito pequeno e insignificante. Nada de novo, de relevante e de diferenciador.

De ” outra galáxia” foram, sim, o TEIXEIRA e o MARADONA.

Mas o TEIXEIRA, qual MARADONA, era um prazer de ver. O Teixeira possuía o dom da imprevisibilidade como poucos, a ” suplesse” só ao alcance de alguns, o ” faro” e o ” instinto” que só os predestinados atingem, tinha a intuição de prever a movimentação do adversário com um simples ” gingar” do corpo, mantinha a bola colada aos pés como se tivessem fita adesiva, tinha o dom do espaço e era um adivinho porque antecipava as jogadas e sabia sempre para onde rematar ou cabecear. Era exímio no jogo de cabeça e conseguia sempre a melhor rotação. O seu corpo bailava e nós olhávamos, enternecidos e incrédulos. Era beleza pura, para nosso deleite e os toques que dava eram comparáveis ao traço de qualquer grande pintor. As fintas que fazia soavam a música erudita e os seus remates eram acordes de harmonia suprema.

às vezes lembro-me dele, com saudade, mas também com gratidão por tê-lo conhecido  e com ele convivido e jogado.

O TEIXEIRA foi um “Deus Desconhecido” e um herói esquecido, mas continua uma estrela cuja luz não apagou.

Na sua simplicidade ele era, no entanto, admirado e o Terreiro rodeava-se de gente que o vinha ver jogar, para ver os seus traços de genialidade mas…foi-se embora, incógnito e desanimado com a vida. Mas, para mim, continua a ser o mais extraordinário talento que alguma vez vi. Só MARADONA se lhe equipara.

Por isso é e continua a ser o MEU MARADONA.

Onde quer que estejas TEIXEIRA, o meu obrigado e até sempre!

 

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s