PARA QUE SERVE UM SEGURO, AFINAL?

Eu nunca sonhei poder adivinhar o futuro, nunca me interessei por cartas astrológicas, nem por Tarots, nem nunca me perguntei porque é que os astros não caem…A única coisa que em pequeno me atormentava eram as marés! Porquê? Perguntava eu. E quando me disseram que era por causa das fases da Lua, mais confuso fiquei. Portanto, longe de mim pensar que tenho qualquer poder extra-sensorial que torna o complexo óbvio!
Mas, de algum tempo a esta parte, comecei ironicamente a achar que algum poder devo ter porque tudo passou a parecer-me previsível, de complexidade nula e todas as filigranas dos jogos de poder de leitura óbvia. E fui concluindo que, no meio de todo o desconexo palavreado, de toda a amálgama de comentários, de todas as intervenções e análises que mais não são do que o repositório de coisas já estafadamente ditas e postulados sem fim sobre a crise e o estado do País, afinal tudo era tão simples. Qual jogo de Xadrez qual carapuça! As peças afinal são básicas, movem-se todas da mesma maneira, possuem um corredor próprio, só andam em frente, não têm passadeiras nem semáforos, tudo caminho escorreito e livre, portanto.Nem se dão sequer ao trabalho de buzinar porque, quando muito, os outros, os que não pertencem a este jogo, é que lhes buzinam…
E tendo eu entrado dentro desta simplicidade, que os politólogos e comentadores de serviço vendem como complexa, mas que eu acho de facilidade rasteira, concluo que, às tantas eu é que estou a simplificar, pois é tudo fácil de mais para ser verdade! Pois então vejam…
Pois não é que ao fim de 3 anos ( três anos!) de sofisticada verbe, de palavreado desenfreado e desesperada dialéctica o “ Projecto-Proveta” veio confessar que “ em três anos não conseguiu criar uma alternativa ao governo de Direita em Portugal?”!!! Porque, no fundo, não tem soluções diferentes?!!!
Pois, mas a gente já não sabia? Eu não me fartei de o dizer? Estão a ver a simplicidade, não estão? E não repararam, por acaso, que a Direita ( o Passos ) fez um seguro e ressegurou-se com o Seguro? Simples e eficaz, não acham? Pois senão vejam algumas das condições da apólice:
– Queres fazer diferente? Não podes, tens o Tratado Orçamental. Firmaste!
– Queres ser alternativa? Não podes, tens o acordo com os Credores Oficiais. Firmaste!
– Queres fazer flores? Não podes, estás na Moeda Única meu filho! Está firmado.
– Queres legislar? Não podes, tens os burocratas de Bruxelas a olhar. Estás tramado!
– Queres mais dinheiro? Podes, mas tens que namorar os mercados…mas tens a Apólice! Etc…
Claro que firmada a Apólice que resta a este “ Projecto-Proveta”? Nada! E o Passos lembra-lhe sempre este seguro e porque teve que fazer o seguro e o “ Projecto-Proveta” abespinha-se, esbraceja e não tem mais para dizer do que dizer que “ ele” não faria, “ele” não aumentaria, “ ele” não retiraria, mas “ele” retiraria”, “ ele” deixaria, mas “ ele” não deixaria, “ele” ia, ia, ia, ia…mas tem a Apólice que ressegurou! E o Passos, em particular, lembra-lhe os compromissos, o “ sistema”, acena-lhe com o “ sistema” e ele, “ Projecto-Proveta”, que tanto anunciou distribuir, fica pensativo, põe as rugas da testa em riste e o biquinho em coração e amua…não sabe como resgatar a Apólice.
Só há uma maneira, mais uma vez previsível. Quem nunca pensou nela? Vejam só o cenário que eu que, como disse, vejo simplicidade em tudo, já tenho na minha cabeça como certo:
1- Passos, sabendo que jamais terá maioria coligado, vai-se desfazer do Paulo Sacadura pois este já não tem “ bandeiras” : os reformados, os idosos, os pensionistas, os lavradores, os contribuintes, as forças de segurança…foi já tudo chão que deu uvas! Se quiser que vá sozinho a eleições e eleja como “ bandeiras” os sem abrigo, os drogados, os sem casa, os sem terra, os pedintes, os ouvintes e os de Avintes…pois esses nem vão votar e ele, Passos, já está ressegurado…
2- O “ Projecto-Proveta” vai ganhar, é claro, as Primárias, com o apoio, como prometido, do Passos, aconselhado pelo Aníbal, que sairá com o consenso feito realidade e em glória…
3- O “ Projecto-Proveta” vai a eleições que, sem pressa, vão ser antecipadas e vai ter 18-20%? Mas vai ser o segundo partido mais votado, o suficiente para fazer maioria com o Passos, como estava prometido…e vai-se aliar com ele, em nome da responsabilidade, a bem da normalidade democrática, a bem do “ sistema” e esse acordo vai ser gabado e elogiado por todos os mercados, pelos mercadores, pelos merceeiros e pelos doutores…
4- E vai ser Vice Primeiro Ministro! Não será para isto que servirá um Seguro? Nunca seria Primeiro Ministro, como dizia o “ oracular” Daniel Oliveira, mas esse “ oráculo” já tinha sido lido por mim e por todos…Vai ser proclamado Vice-Rei, de todas as terras daquém e dalém mar, mas como não há “ bela sem senão”…
5- Vai ter um problema terrível! Como vai ele, “ Projecto-Proveta”, descalçar a bota e satisfazer tantas promessas feitas, tendo obtido tão parca votação? Ele, aterrorizado, irá, qual Egas Moniz, perante Passos e dir-lhe-á : Chefe, e agora? E o Passos candidamente vai-lhe dizer: Habitue-se, habitue-se…
6- Ah, já me esquecia, o Assis vai ser Ministro de qualquer coisa pois, como também “ oraculizou” o Daniel, ele, em nome da responsabilidade, está sempre do lado que ganha…
7- E último! Mas, MAS, apesar deste “ Projecto-Proveta” glorificar este glorioso acordo, tão bem visto pelos referidos ditos, feito em nome da estabilidade do “ sistema” e da Pátria, do espírito Português, da “ Ordem e da Grei” e do Cavaco…eis que a turbe segurista que ficou de fora do seguro se revolta dizendo: E eu? E eu? E o meu filho? E o meu genro? E a minha nora? E o meu neto, a minha irmã, a minha cunhada e a minha amante? Como é?
A revolta vai ser tal que o “ Projecto” não vai passar da “ Proveta”…
Para que serve um Seguro, afinal?

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s