QUEM É AGORA O ” DDT”, AFINAL?

O Dono Disto Tudo, quero eu dizer. O ” gajo” que manda nesta coisa, neste país, nesta ” choldra”!

Vou escrever em ” modo brasileiro”, apetece-me! E, assim, o Cavacão não manda nada porque carece de informação. O coitado! O Coelhão não manda nada porque carece de decisão. O falhado! A Maria Luisão pouco manda porque carece de ” tesão”. Em modo brasileiro quer dizer que é monocórdica. desenxavida, com a bandeira sempre a meia haste, sem assomos, ali está, diz umas coisas mas…sem convicção! Mas quem manda afinal? É o Carlão? Até parece  que sim mas, foi para a frente do touro, sem toureiros nem forcados, fez de conta que era forte, que auditava e inspecionava, mas no fim, no fim vai ficar um ” Carlinhos”! Mas quem manda afinal? Quem é, afinal, o Domo Disto Tudo? Não sabem? Então vou-lhes dizer: é o ” Mindinho”!

Eu vejo-os admirados perguntando porque é que, utilizando antes o ” modo brasileiro” do ” ÃO” agora utilizo o ” INHO”. É porque também é ” modo brasileiro” : eles utilizam o ” ÃO” quando ao Luís chamam Luisão, ao Carlos chamam Carlão, ao Pedro Pedrão, ao João até chamam João mas ao neto chamam…netinho. E ao Luis também Luisinho. E, por isso, o ;Mendes é ” Mindinho” Perceberam? E que é, acima de tudo, muito informadinho.E espertinho.

E sabe tudo  e de tudo antes de todos os outros, Parece um ” oráculo”. Poderoso! Mas qual é o seu segredo? É estar de bem com o Espírito Santo? Com o de orelha? É porque sendo pequenino se movimenta melhor e mais depressa? É, é isso mesmo : ele tem um dedo, o ” mindinho”, de faculdades especiais, assim como as mulheres têm o sexto sentido, estão a ver?

Para mim, sendo ele Mendes, é o dedo ” mindinho”. Aquele que adivinha. E que, perante a dúvida, o desconhecimento, a falta de coragem e a pusilanimidade se impõe. E é verdade : é ele quem sabe tudo e tudo antecipa. E depois não lhes resta escolha : o ” Mindinho” falou. E falou está falado!

E o Cavacão ainda existe? Não! O ” Mindinho” sabe que não, é um estropício!

O Coelhão subsiste? Parece que sim mas só enquanto o ” Mindinho” quiser!

A Luisinha sobrevive? Sim porque é ” inha”, é coitadinha, bonitinha, bem vestidinha, loirinha, cheirosinha e …vai estando por ali!

E o Carlão? O Carlão até parecia que se tinha assolapado : punha e dispunha, nomeava e desnomeava, decretava ao fim de semana o Bom e o Mau, proclamava, divulgava, mas não resolvia… E era, portanto, necessário um ” artista”, um artista em ” Stocks” e resultados e nomeou: um STOCK!

E vai sair em grande com essa escolha fantástica : um STOCK! E ainda por cima, cereja em cima do bolo, Da Cunha! ” Two  in one” como se diz em estrangeiro! O Da Cunha era o elemento que faltava ao STOCK. Ser Eduardo, Manuel ou Aprígio isso tanto dava. O importante era ser STOCK e Da CUNHA!

Quem sabe de contabilidade, e é disso que se trata, sabe que um STOCK é uma Existência. E quem sabe mexer nas Existências sabe apresentar a manobrar resultados. E por isso o outro culpou o Contabilista, recordam-se? Porque o STOCK quando é extenso e elevado pode ser incontrolável e, portanto, manobrável! Por isso ele deve ter sido escolhido. Pela sua experiência, sendo STOCK, de mexer em Stocks, e sendo Da Cunha em…utilizar a cunha. Brilhante!

É brilhantes esta escolha, feita ao arrepio de  um Cavacão desinformado, de um Coelhão desinspirado, de uma Luisita contida e de um Carlão de saída…Mas em grande!

E o brilhantismo destra escolha, não só pelo Stock, mas também pela Cunha, não lembrava ao diabo! Chame-se ele Eduardo, Manuel ou Aprígio. Está tudo dito! E, portanto, pronto para vender rapidamente, depois de acertados os Stocks e utilizadas as cunhas!

E o Cavacão se não sabia era porque não queria, dizia o Coelhão. O Coelhão se não decidia era porque tinha azia e a Luisinha se não sabia era porque o Carlão não lhe dizia… O Carlão? o Carlão seguiu o conselho do Luisito ” Mindinho” e, como ele, foi esperto.

Mas quem é, afinal, o DDT agora? É o ” Mindinho”, o do dedo pequeninho, o que desentope o narizinho, o que cosca o olhinho e o que coça o rabinho…

O ” Mindinho”…. conhecem?

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s