ELES ” ANDEM” AÍ…

Ou ” O Paulo e a vã glória de mandar…

Eles ” andem”por aí Paulo!Tu anunciaste a libertação e a recuperação de parte da nossa soberania perdida, pois foi, mas eu logo na altura me edmirei e escrevi ter estranhado, mas estranhado muito não teres promovido festejos, patrióticas manifestações, assim como nos idos de Abril de 45, com pais desfilando com os filhos às costas e bandeirinhas na mão, como seria apropriado, mas não! É, eu estranhei,logo escrevi e pensei: mas que raio de libertação é esta? Que raio de recuperação de soberania foi esta?

Mas eu logo concluí: eles foram físicamente embora mas o seu espírito continua a andar por aí e a estar aí incorpado em quem? Nesse ” gajo” a quem chamam Primeiro Ministro. E tu, Paulo, tu notaste logo e, esperto, aproveitaste a libertação e foste-te embora, zarpaste, escafedeste!

Mas eles ” andem” por aí, Paulo! E tu foste-te mas deixaste a tua ” tropa” orfã de ti, isolada e à mercê do fantasma, Paulo. o Pires, por exemplo, depois daquele ” milagre fátuo” foi um ar que se deu. Perdeu energia, perdeu garra e já nem efabula sequer. A Cristas, coitada, essa deu-lhe para fazer filhos, porque Nosso Senhor assim quer mas, honra lhe seja feita, ao contrário do Morgado, como parodiou a grande Natália Correia, prova que há ” truca truca” e por isso desapareceu do mapa. Dava-se melhor ” engaiolada” parece. Resta-te o Nuno Magalhães, lá na Assembleia, com aquela voz de bagaço, mas que não te defende: defende o Governo. Já viste Paulo? E tu Paulo, que andas tu a fazer Paulo?

Eu sei: andas pelas Arábias, pelas Ásias, pela Chinas e pelos Angola a vender ” vistos gold”, eu sei. Coisa importante, muito importante mesmo. Mas eles ” andem ” por aí Paulo. Tu foste-te e eles contunuam aí a pôr a ” pata” em tudo. Cada vez pior Paulo! E tu a fazer um esforço danado. E tu não és como o Futre que prometia ” charters” de chineses, mas que só vinham ver a bola. Mas tu não Paulo! Podem até nem ser “charters” mas vêm com muita “bola” para comprar casas de luxo. O Futre estava a delirar mas tu não Paulo. Mas Paulo, para atingires definitivamente a glória e ficares nos anais deste reino, só te falta uma coisa : aranjares aí um daqueles muitos ” Sheiks” com quem tu és tu cá tu lá, e convencê-lo a comprar o Belenenses e o Boavista e fazer deles assim um Paris Saint Germain ou um Manchester City1 isso é que era Paulo. É um desafio que te lanço Paulo. Não me digas que nunca tinhas pensado nisso Paulo! Eu sei que te estava a escapar, mas força, tu tens estofo. Eu sei que estás assim com um ar
“escanzelado” mas com uma vitaminas e sais de frutos isso vai. E vais ser tão conhecido no mundo como o Ronaldo! Qual Mourinho qual caraças : Ronaldo!

Mas eles ” andem ” por aí. Eles ” andem” por aí para te tramar Paulo. Tu, o Pires e outros bem queriam baixar o IRS, aumentar as pensões, baixar a carga fiscal, dar um pouco de folga a esse teu povo tão carcomido, porque havia folga diziam os teus e, afinal, o que fez o “gajo”, o que anda travestido de Troika? Que sim, que até promete devolver parte da sobretaxa do IRS se, e repara bem Paulo, se a cobrança de IRS e IVA aumentar ainda acima dos 6,4% que já existem como meta. Que ” lata” Paulo. É preciso ter descaramento para se “gozar” assim com um parceiro Paulo. Tu querias baixar e ele só baixa se subir, mas se subir ainda mais que o cimo! Eu nunca vi coisa igual Paulo. E o “gajo”, nítidamente
com desprezo, lá te deu dois euritos para cada velhinho e disse : toma lá que já podes falar ” fininho”…Que coisa Paulo!

É ele quem os representa cá Paulo. Ainda não tinhas reparado? Ele estava feliz com eles cá, eles eram o seu anjo da guarda e, quando foram embora, ele pediu-lhes para não irem. Então, num acto de proteção por bom comportamento, nomearam-no seu representante. E só te tem pregado partidas Paulo. Mas porque é que ainda está com ele Paulo? Não vês ninguém mais jeitoso? Eu sei que a vossa união é de conveniência mas, caramba, maus tratos não!Tu que nos teus périplos pelo mundo vives espalhando charme, vendendo e vendendo, conhecendo e conhecendo gente sem fim, sejam eles amarelos pretos ou assim assim, sujeitas-te a um tipo destes Paulo? Que só te despreza e maltrata?

Quando lhe acenaste com o ” irrevogável” ele disse que irrevogável era a tua mãe e tu ficaste-te Paulo. Quando lhe atiraste com as ” linhas vermelhas” ele disse que só tinha ouvido falar nas ” linhas de Torres”. E tu ficaste-te. E depois, o malvado, ainda fez de ti um suposto vencedor : deu-te a economia e a Reforma do Estado. E a Maria Luís para aturares. Aquilo que ninguém queria e que tu aceitaste Paulo. Reforma do Estado Paulo? Pois é Paulo, tu aceitaste e no fim…no fim “a montanha pariu um rato”, não foi Paulo?

Porque cada um nasce para o que nasce e tu Paulo nasceste para vendedor. Não como aqueles da ” banha da cobra” das feiras, que debitam mil palavras por segundo e lançam perdigotos até à terceira fila, que tu até imitarias, eu sei, mas não. Tu andas a vender Lisboa ao estranjeiro e o Costa agradece o teu excepcional trabalho e o comércio também. E os empreiteiros? Ui, então os empreiteiros esses estão esfusiantes.Será que haverá algum que tenha a caridade de te fazer uma oferta assim parecida com a do outro ao Ricardo Salgado? Tu mereces mais do que ele merecia, claramente.Tu que lhes fazes Paulo, tu que lhes dás Paulo a esses chinocas todos a quem tu convences a comprar? Eu sei que esse teu estilo de cabelo pastoso e ar escanzelado te dão um ar assim achinezado, que as perucas vão disfarçando mas…e o resto?

Continuas com medo do tipo? Medo de quê? Que te tire o emprego? Eu sei que ” quem tem cu tem medo” mas, caramba, tu ainda terás argumentos Paulo. Eu sei que ele diz aí à boca cheia que tu não és muito confiável e mantém-te a rédea curta porque se lembra ainda dos teus tempos de jovem imberbe em que, no Independente, te divertas a despedir Ministros e dizias que jamais, em tempo algum serias político! Está tudo no Youtube Paulo e não o podes negar e depois naquela coisa do ” irrevogável” arrasou-te. E, por isso, goza contigo.

Manda-te fazer a Reforma do Estado, lidar com oa troika e Pós-Troika, indus-te na ilusão da libertação, dá-te “trabalhos de Sísifo” e tu desataste a sonhar com aquele dia, assim como ” aquele dia ” inteiro e limpo” da Sophia e lá puseste a clepsidra a fazer o ” countdown”. Que ridículo Paulo!

Estás desgraçado Paulo. o Tipo manda em ti como um sargento. O tipo diz : manda-te mas é, e tu vais e deixas aí um Pires entregue às suas visões e uma Cristas entregue ao ” tuca truca”, a fazer filhos. E agora Paulo?

Queres Aliança? Então casa-te diz ele, que até já é permitido. E tu lá foste mas sonhando, sonhando poder ir novamente às Feiras e aos Mercados, aos Bares e aos Restaurantes e falar com os Lavradores. Mas depois doeu-te o cujo e pensaste : que nada, estou mas é ” lixado”, eles ainda me abalrroam…o tipo só os tramou a todos, todos e eu não posso fazer nada. E não foste tu Paulo. Tu só querias dar, dar e dar… E agora Paulo?

Pois é Paulo : eles ” andem ” por aí Paulo, eles ” andem”…

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s