A IMPORTÂNCIA DO NOME VASSALO- ou VASSALLO!

Foi a melhor prenda de Natal que eu tive, eu e toda a minha Família: a Avó do Papa Francisco chamava-se Ana Margaritta VASSALLO e, portanto, o Papa Francisco é, tal como nós,pertencente a tão renomada árvore genealógica!

O meu irmão trouxe a novidade, uma novidade que lhe foi transmitida pela Alice Vieira, escritora, ela também oriunda de uma Família Vassalo, que num evento qualquer que lhe confirmou tal ser verdade.

O meu irmão, por eleição nomeado lídimo representante das gentes da Barca- Ponte da Barca- já está habituado a estas lides, porquanto na disputa do local de nascimento de Fernão de Magalhães, se em Sabrosa se na Barca, tem sabido exercer o seu “ Lobismo” a ponto de ter conseguido já uma certeza: em Sabrosa não nasceu, donde…só poderia ter nascido na Barca, já que mais ninguém reclama tal nascimento e ele até tem uma freguesia na Barca de nome Paço Vedro de Magalhães onde o dito, de certeza, nasceu…

Assim sendo, não bastando para muitos o simples enunciado de que a avó do Papa se chamava VASSALLO para se concluir ser da nossa Família, o meu irmão, com a experiência adquirida, vai concerteza prová-lo, ele que até já conseguiu erguer uma, ainda que rudimentar, árvore genealógica dos Vassalos neste País. Não é grande: é até bastante restrita. Mas isso demonstra a sua particularidade e peculiaridade : poucos mas bons! Sem qualquer tipo de comparativo com essas legiões de Silvas, de Pereiras, de Cunhas, de Oliveiras, de Gonçalves, de… Esses todos que por aí pululam que nunca saberão de onde vieram, nem nunca terão num Papa o seu nome!

Neste Natal, a minha e a nossa alma encheu-se de orgulho. E se já sentíamos um grande peso no nome transportado, esse peso tornou-se agora incrível e só uma coisa poderá atenuá-lo: ser defensores e seguidores indefectíveis do Grande Papa Francisco, de origem Vassallo!

Dizem que os nossos antepassados vieram de Malta, onde ainda hoje o nome Vassalo continua a ser preponderante. Não sei! A única coisa que sei é que ao Papa Francisco tal nome lhe assenta na perfeição e nos faz sentir ainda mais orgulho nele que o que já temos!

Daí que pense que, na verdade, quando a sociedade, a Igreja e o Mundo estavam numa encruzilhada, quando parecia que já não havia esperança, que já não existiam Homens de verdade, dirigentes capazes e Líderes com carisma e aceitação globais…era inevitável o surgimento de um VASSALLO!

Por isso eu, Vassalo de orgulho infinito, lhe afirmo, Papa Francisco, de nome Jorge Mario Bergolio e neto de Ana Margaritta Vassallo, que mesmo pertencendo ao lado da Família menos atreito às coisas da Igreja, o seguirei sempre e incondicionalmente. Concorrerei até à sua Guarda Suíça, se necessário for, para o apoiar e proteger. De tudo e de todos, principalmente daqueles Cardeais todos a quem o Papa Francisco mesmo agora disse tudo o que eles mereciam ouvir. Mas, atendendo ao facto do seu grau de prometida vingança ser considerável, Você Papa Francisco tem que se precaver e eu estou disposto a tudo fazer para o proteger e ajudar. Você me dirácomo mas…nem que me converter eu tenha…

Já agora Papa Francisco, de nome Jorge Mário Bergolio ( e o meu filho é Jorge e um irmão meu é Mário, para que conste) e neto de Ana Margaritta VASSALLO nós também usamos o sobrenome de ABREU! Somos VASSALO ABREU, portanto. E não, nunca por nunca, aceitaremos prescindir do Abreu! Arranje lá maneira de associar o ABREU ao seu nome também porque aí, aí é que era Papa Francisco, de nome Jorge Mário Bergoglio, mas neto de Ana Margaritta VASSALLO!

Aí é que era, com todo o respeito, com toda a admiração, com a maior consideração e com todo o seu humano e divino perdão…

Não era impunemente que eu nos meus escritos, quando falava dos Vassalos, sempre afirmava: “ Não é Vassalo quem quer… É só quem pode !” .

Standard

2 thoughts on “A IMPORTÂNCIA DO NOME VASSALO- ou VASSALLO!

  1. BRUNA VASSALO says:

    Olá! Que legal conhecer um pouco da nossa origem. Já procurei algumas vezes e nunca havia encontrado nada parecido. Obrigada, Bruna Vassalo.

    • Nós ( a minha Família ) somos de Esposende! Quem tentou e acho que já conseguiu alho foi o meu Irmão António Vassalo Abreu, que o actual e ainda presidente da Câmara de Ponte da Barca. Contacte-o, pelo Facebook, por exemplo, que ele ficará feliz em acrescentar o que souber! Abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s