A ZÁLIA!

Não sabem o que é, pois não? Eu também não sabia até ao momento em que soube: é Mulher e é a melhor Amiga da minha melhor Amiga e ficou, a partir do aniversário da minha melhor Amiga, a ser minha Amiga! Amizade à primeira vista! Interessante, não é?

Pois é! E ela, para além de ZÁLIA, também é “do” NASCIMENTO!

Só que aqui, neste caso, com este “do” é que a coisa se complica: é que não é “de”. Não é “de” Nascimento. É “do” Nascimento e Nascimento com maiúsculas.

Porquê esta dúvida, uma dúvida quase existencial? É porque eu quando me identifico, por exemplo no Facebook, e quem o pretender comprovar, porque eu mesmo vivendo quase escondido não me escondo, pode lá verificar: eu digo que sou Católico por tradição e “de” Esquerda por nascimento.

Mas a ZÁLIA é “ do” Nascimento. É diferente : é ser de nascer. Porquê ZÁLIA não sei nem nunca lho perguntei. Só sei que, sendo “do” Nascimento, já nasceu ZÀLIA!

O nome ZÁLIA não tem tradução, como não tem tradução esta minha recente mas muito, muito mesmo, remota Amizade. É única!

E Ela vive e faz hoje anos! Nasceu hoje novamente, privilégio de quem, por Nascimento, nasce todos os anos. E vive, e labuta e luta!

É a ZÁLIA, nome indefinido, entre o Italiano e o Arábico. Entre as “ Mil e uma noites” e os filmes do Fellini. Poderia ter sido participante no “ Roma-Cidade Aberta”, em “ La Strata” , na “ Cidade das Mulheres”  ou mesmo no “ Amarcord”.

Tal como a ZIRA, a sua melhor Amiga, e minha melhor Amiga.

Duas Fellinianas, tenho a certeza.

Hoje faz anos e o seu “ Nascimento” como minha Amiga foi coisa bonita, Como os filmes do Fellini.

Parabéns ZÁLIA!

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s