NÃO TENHO ASSUNTO!

“Isso não tem assunto” é uma frase que todos já ouvimos ser pronunciada, principalmente aqui no Norte quando, em qualquer encontro de café, reunião ou discussão, a conversa não chega a lugar algum, a conversa é infrutífera por falta de substância ou a coisa é tão óbvia que nem merece ser discutida. “Isso Não tem assunto” dizemos nós ou ouvimos dizer, como do mesmo modo se diz “aqui já não se aprende nada”!

De “Sem Assunto” é como eu me sinto. Quer dizer, eu tenho vontade de escrever, mas falta-me assunto. E falta-me assunto porque aquilo de que quereria escrever “não tem assunto”.

Falar de quê? Do “Brexit”? Para quê? Já não tem assunto. Querem sair da EU? Então saiam, mas saiam de uma vez. Para estarem com o corpo meio fora e meio dentro como até agora estiveram, com regalias especiais que parece que nunca serão suficientes…pois que saiam!

Mas a EU vai implodir? Pois que imploda, mas imploda de uma vez. Agora andarem esses abutres e essas aves de rapina todas a estilhaçar a carniça, a espalhar o cheiro nauseabundo das carcaças por todo o lado e a infectarem tudo o que à sua volta mexa…. Que se vão de uma vez. Para mim já não é assunto!

Continuo, portanto, sem assunto…

Será assunto a Caixa Geral de Depósitos? Há quase cinco anos que não é assunto. Porquê agora? Ninguém sabia? Ninguém reparou que nestes últimos quatro anos a CGD acumulou prejuízos ano a ano e avultadíssimos? Ninguém reparou? É que nunca foi assunto! E ninguém saberá, porventura, o que são prejuízos? Não saberão mesmo que é menos capital? E que esse menos capital, por via desses prejuízos, e cobertura de imparidades certamente, tem que ser reposto, sob pena de não cumprirem os rácios tanto de capital como de autonomia, correndo-se assim o risco de não se poder conceder crédito? Não sabiam nem sabem as regras bancárias mínimas?

É agora que é assunto? Para mim não tem assunto! Continuo sem assunto…

Como dizia o Pacheco Pereira num artigo publicado no Público há precisamente um ano: “Lampeiros”, é o que eles são. Lampeiros…

O Euro? Que raio de assunto tem o Euro? O Euro é ver Futebol, Futebol que eu adoro ver, seja quem for que jogue, e que quando vejo, só vejo depois dos hinos. Se quero que Portugal ganhe? Claro! Mas que posso eu fazer para que ele ganhe, empate ou perca? Nada!

Tem assunto para tantas horas gastas em directos, entrevistas e aquelas sábias perguntas de “quem vai ganhar”, “por quantos”, “quem vai marcar” … se o Cristiano está bem-disposto ou não…Tudo isso, a sério, será assunto?

Não há mais assuntos? Então deixo-vos em paz porque…”Não tenho mesmo assunto”…

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s