PASSOS FOI ao EXORCISTA?

Será mesmo verdade o que me disseram? Que Passos teria ido a um Exorcista? A dúvida paira e muito embora ainda ontem ou anteontem o Carlos César tenha ainda afirmado que Passos continuaria “possuído pelo Diabo”, palavras dele (mas ele também ainda hoje disse, a propósito das “certezas de ontem do “Mendinhos”, no que respeita à CGD, que só falava do que sabe), há quem diga tal não ser já verdade ou que então, continuando a sê-lo, o “mafarrico” teria mudado de nome…

Contactado Marques Mendes, este tal não confirmou, talvez por estar ainda em Cabo Verde e não querer atirar assim para o ar o resultado do conselho que ele e mais outros lhe terão feito: Vá a um Exorcista, vá e vá o quanto antes…

Mas ontem pareceu-me a mim, que estou atentíssimo ao caso, muito mais que a SIC a TVI e a CMTV, ter dado alguns sinais de o ter feito. Convencido que não vale a pena “bater mais no ceguinho”, pois quase ninguém, mesmo no seu próprio Partido, o consegue já ouvir, terá mesmo ido.

É que eu ainda hoje, numa curta viagem que fiz de manhã da Póvoa à Vila, como nós aqui chamamos a Vila do Conde, entre a ida e a vinda fui ouvindo o fórum da Antena 1, acerca da liderança do PSD e, do que ouvi, duas coisas ficaram evidentes: Os do Porto nem querem ouvir falar de Rui Rio, embora para alguns seja o D. Sebastião, e muitos militantes diziam-se desiludidos e mesmo órfãos, a ponto de dizerem “com este nunca mais…”. E eu então lembrei-me do Exorcista e concluí por eles: pelo menos enquanto lá não for…

Mas a estocada final na sua decisão, aquilo que o deve mesmo ter convencido, parece que foi aquela entrevista do Frasquilho, um PSD que até parecia mais “geringoncista” que os próprios “geringôncios”, mais um “infiel” a merecer severo castigo, portanto, em que ele coloca a hipótese de o nosso PIB crescer no quarto trimestre mais 1,4%! Até houve quem comentasse, com muita piada, por que é que este ano não tem cinco trimestres? E terá sido aqui mesmo que Passos se terá convencido que estaria mesmo possuído e procurar um Exorcista!

E porque razão eu penso que ele terá mesmo ido ao tal ”ista”? É que já tomou medidas! Ainda neste fim de semana, num seminário do seu Partido acerca das Autárquicas, em que parece que falou de tudo menos nas Autárquicas, mas não foi bem assim porque, a propósito das mesmas, ele desatou a falar em “dignidade” (na sua) e na “indignidade” (a de Costa), por este só prever aumentar as Pensões em Agosto. Concluindo ele pela “indignidade” por ser próximo das Autárquicas! Portanto, até que falou delas…

E lançou a fatal pergunta: Então, já que há dinheiro (ele disse-o), porque não as aumentam já em Janeiro? E anunciou em seguida que, ao contrário da ano passado, em que era super responsável, o PSD vai este ano inundar o Governo com propostas (45, ouvi eu), para que a despesa seja desde já aumentada, de modo a evitar que ela o seja apenas em Agosto…”Xicos espertos”, também disse, querem levar-me por “tanso”? Pensam que me enganam?…

Era o que ele faria, afirmou então perentoriamente, mostrando à saciedade e à sociedade o quanto curado já estava, que o Exorcista era mesmo competente e o terá sanado de todas as maleitas de que o “tinhoso” o tinha possuído.

Mas, afinal, parece não ter sido bem assim pois, no final da reunião, todos se perguntavam: OK, tudo bem, mas…E as Autárquicas? E Lisboa? E o Porto? Nada?

Pelo que, também uns me disseram e outros confirmaram, o “serviço” não deve ter sido lá muito bem feito e ainda lá terão ficado resquícios do tal “tinhoso”: As Autárquicas!

Terá o “mafarrico” mudado apenas de nome?

 

Standard

Leave a comment