Em NOME DA MÃE!

Ou da “MÃEZINHA”, como por todos os da altura sempre foi chamada!

Partiu há já dezasseis anos e durante muitos, aquando do seu aniversário, todos nos juntávamos para a celebrar e, sendo ela o forte elo que a todos unia, celebrar a Família e a sua Unidade!

Primeiro partiu o nosso Pai em Janeiro de 2003 e ela, já nos seus 97 anos e acamada há dezasseis, cansada das desculpas que lhe davam pelo facto do seu menino ter deixado de a visitar, decidiu desistir desta vida e partiu três meses depois…

Depois foi o nosso Tio Nel, seu irmão mas praticamente da idade do nosso Pai, figura ímpar na Família pelo seu imenso humor, depois a Tia Irene sua esposa anos depois e há poucos mais de dois anos a nossa Graciete…

E esses convívios anuais deixaram de se fazer, das Famílias do lugar de Rio de Moinhos, a do nosso Pai e do lugar de Góios,  a da nossa Mãe, ambos nos extremos da grande freguesia de Marinhas-Esposende. Mas, quando a gente se encontrava, em missas, casamentos e outros eventos, sempre manifestávamos o desejo de tal retomar.

Passaram-se cerca de dezassete anos e, finalmente, foi possível conjugar esforços e acertar data para tal se concretizar e foi ontem, dia 14 de Setembro desta ano da graça de 2019, que os esforços da Carina e da Celeste Cristina deram fruto e reunimo-nos!

Éramos cerca de setenta, pesem algumas ausências perfeitamente normais pelos afazeres e compromissos impossíveis de reverter. E foi uma grande, enorme alegria!

É que há coisas na vida que não têm preço e a unidade familiar, a amizade familiar, a recordação dos entes queridos desaparecidos e a introdução dos mais novos, são algumas delas. E por todos sempre termos cultivado a admiração e o respeito pelos mais velhos, o facto de todos termos passado esses e outros valores aos nossos filhos e netos , foi possível termos juntado ontem quase todas as quatro gerações que subsistem vivas, tendo como referência a nossa saudosa “MÃEZINHA”!

E foi bonita a festa gente! E sendo a comezaina partilhada ninguém deixou por menos: todos se esmeraram e do que todos trouxeram não faltou nada! Até os baldes de mexilhões a lembrar os velhos tempos em que as nossas tias iam aos rochedos da praia de Rio de Moinhos apanhá-los não faltaram…

Nem faltou a boa disposição e as graciosas anedotas do Tio “Garrincha”, como não faltou nem podia faltar a animação musical do já famoso Trio formado pelo meu Irmão Mário, o mais novo e dono da acústica eléctrica, pelo nosso sobrinho Francisco e por “ moi même”!

A festa, porque de uma festa se tratou, foi o encontro dessas quatro gerações imbuídas do mesmo espírito: a alegria do reencontro, o actualizar de recordações e a manutenção desse grande conceito que é a a junção de muitos agregados familiares numa só Família: a Família AZEVEDO ABREU!

A nossa Mãe nos seus 90 anos é a mais velha e a minha neta Maria, de seis meses e meio, a mais nova presente, já que há três crianças ainda mais novas que não puderam estar presentes!

A Família vai crescendo e rejuvenescendo mas o espírito de Família mantém-se e será eterno!

Entretanto o próximo encontro, daqui a um ano, já está marcado! E que todos nos mantenhamos por cá…Abraço a todos deste que tanto vos quer…

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s