O NOSSO TIO FERNANDO.

Um Tio que desde sempre me habituei a admirar! Lembro-me do seu casamento com a minha Tia Leopoldina, irmã do nosso Pai, tinha eu ainda uns nove anos e eles entre os dezoito e os vinte ainda eram muito novos. Mas casaram e assumiram esse passo para sempre.

Há uns poucos anos fui e fomos às suas bodas de ouro e o Tio Fernando continuava, depois de tanto tempo, um Homem arreigado à Família em geral e à sua em particular. Ele era, definitivamente, um Homem de Família.

Mas era acima de tudo um Homem sério. Mas um Homem sério à maneira antiga e de sempre: sem quaisquer reservas. E era um um Ser dedicado e firme na defesa dessa mesma seriedade. Uma seriedade que era reconhecida e admirada por todos.

A Família amava como poucos, sentia-a e não guardava reservas por exemplo na admiração que nutria por nós, filhos do seu cunhado e nosso Pai, nosso Pai que igualmente lhe reconhecendo a pureza, a sobriedade e uma inigualável ética, lhe confiava coisas que a mais ninguém confiava e partilhava com ele pareceres e decisões as quais com ninguém mais partilhava.

Também por isso ao longo da vida me habituei a admirá-lo mais e cada vez mais. Talvez por isso sempre que nos encontrávamos e podíamos conversar a sós, tivéssemos tendência a fazê-lo de um modo prolongado, falando acerca de tudo, da Família, do nosso Pai, da vida, e mesmo estando politicamente em campos opostos até disso falávamos sem quaisquer reserva e, sempre acabávamos a falar da Sua Família!

Da sua Família que ele instituiu e criou passo a passo, com valores, com dedicação, com sentido estreito e inamovível de defesa e com um orgulho tal que não raras vezes dela falando não conseguia reprimir uma furtiva lágrima  de felicidade! Uma felicidade de dever cumprido!

Mas o Tio Fernando, Homem de rigor ético inexcedível, era também um Homem de Amizades perenes e sempre credor das mesmas: os seus Amigos foram sempre e toda a vida seus Amigos e nenhum restou que não lhe tivesse prestado a última homenagem! Só faltou o Nosso Pai, mas este por motivos maiores…

Que me perdoem os restantes Tios de quem muito gosto e todos nós gostamos, mas era este o Tio de quem eu mais gostava! E isto muito simplesmente explico: era o que eu sentia mais próximo do Nosso Pai, tanto na calma como na prudência, tanto na ponderação como na exigência e tanto na sensatez como na sabedoria.

Para infelicidade da Família que tanto amava precocemente partiu vítima de um coração já exangue de tantas batalhas, mas batalhas cumpridas e vencidas. Mas a grande batalha, a da Vida, ele venceu-a e esse exame ele passou com distinção!

E como prova desse enorme desafio que a Vida quando cumprida nos desideratos e fins com que deve ser vivida, a sua continuação deixando sempre na sua passagem uma marca ou semente sempre melhor que a que lhe foi legada, está a Família que deixou! 

Deixou a Mulher de sempre, a minha querida Tia Leopoldina, companheira dedicada benevolente e firme, e quatro maravilhosos Filhos, os meus queridos Primos António, Carminha, Manuel Fernando e Mário Jorge. 

Há muitos anos criou a Empresa Fernando Patrão & Filhos, Lda! Pois até nessa criação foi feliz pois na sua antevisão do futuro Familiar  ele teve essa luminosa ideia: a de perpetuar a Família no nome da sua empresa, mas dando corpo e presença a essa mesma ideia quando cooptou todos os filhos para a sua gestão! Apenas não está a Carminha mas está o seu marido Ribeiro, o que vai dar ao mesmo!

Até aqui foi um exemplo de sensatez e sabedoria. A Empresa continuará, sob a égide de um Manuel Fernando irrequieto, interventivo e cada vez mais sabedor, de um Antonio sensato e mais calmo e de um jovem Engenheiro, o Mário Jorge, que não fechando o círculo lhe traz a técnica e e a capacidade específica que os outros não têm, formando todos um só corpo.

É esta a homenagem que me cumpre fazer-lhe dizendo-lhe que Descanse em Paz e que não tenha receio do futuro da sua Família. As sementes que plantou deram frutos de primeiríssima qualidade e eles saberão, não tenha dúvidas nosso querido Tio Fernando, perpetuar a sua Memória!

Descanse em Paz.

Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s