AS MODERNAS MODAS

 

                Estava há pouco a olhar para a TV e, nos comentários ao discurso do Presidente, que parece que falou mas eu não ouvi, apareceu o Nuno Melo do CDS e, olhando para ele, nem acreditava : este também? Também o quê, perguntarão. Também aderiu à massificação da barba! Aderiu à moda, portanto, porque quando uma coisa se massifica é porque virou moda. Mas como se massifica, também farta e…a moda acaba. Pelo que o Nuno Melo vem tarde e talvez daqui a pouco a corte. Porque passa a ser igual aos demais, ele que usa aquela aba acinzentada na cabeça para ser diferente!

                E pensando acerca disto, dou por mim a perguntar o que é a MODA? Eu entendo ser algo que identifica uma maneira de ser e estar que seja comum a grupos díspares e que se pode representar por algum adereço, vestimenta ou adorno. E, sem qualquer ordem valorativa, posso referir, por exemplo, para além da BARBA que já referi :

– os óculos enormes, grossos e pretos,

– as sapatilhas,

– as calças de ganga rasgadas,

– as “leggins”.

                Podia ainda referir as tatuagens, os brincos e pircings, o penteado poupa, as botas por fora da calça etc, etc, mas vou-me ater apenas aos principais.

A BARBA.

                No meu tempo, anos 60 e 70, o uso da barba também estava generalizado, mas era politizado. Usavam-na os estudantes e os metalúrgicos. Definia a intelectualidade e a luta. Agora não! Agora usa-a quem nunca lhe passou pela cabeça usá-la, apenas porque o colega usa e porque a namorada diz que a amiga gosta e o TÒ também usa. Usam-na também alguns que querem parecer mais velhos ( vejam alguns deputados jovens), mas só porque ela ainda é preta! Eu raramente usei e quando usei foi por desleixo! Mas já estive tentado a usar aquela rala, de três dias, despretensiosa, aquela que os cowboys desfaziam com a faca, lembram-se? Tipo machão!

AS SAPATILHAS.

                Toda a juventude as usa e tudo bem! Faz parte. Mas não é desse uso que eu quero falar. É daqueles “gajos” com fato de bom corte, camisa e gravata e…sapatilhas! Às vezes com os atacadores desapertados! Um fato Hugo Boss e…sapatilhas? Brancas? Enfim…

OS ÓCULOS ENORMES E GROSSOS.

                A primeira vez que me apercebi penso que foi com o Luis Figo. Achei, na altura, que estava com problemas de visão e não atingia a proporcionalidade. Achei estranho mas…Mas passei a ver mais, mais e mais e pensei : isto já é muita coincidência. É moda com certeza. E é! Até a BIBI, a  Bernardina, aquela que virou rotina, essa mesma, também usa…

AS CALÇAS DE GANGA RASGADAS.

                Bem, isto nem comento. Ainda por cima dizem que são caras pra caraças….

AS LEEGINS, NAS SENHORAS.

                Nas senhoras, claro, porque há muito tempo quem usou foi o Robin dos Bosques, mas aí…

                ADORO! Principalmente quando as senhoras apresentam algum substrato e equilíbrio. Quando vestem aquele preto opaco, torneando as formas, dos glúteos às coxas, deslizando harmoniosamente perna abaixo dando, depois das partes mais exuberantes, uma verticalidade aprimorada…são uma beleza! Sou fã incondicional! Porque também são democráticas: podem ser usadas por quem quer que seja, pobre rica ou remediada, branca preta ou nem uma coisa nem outra, porque, senda a senhora equilibrada nas formas, o seu efeito é sempre positivo!

Ora aqui está uma Moda eu espero que fique para durar. Para bem da feminilidade e do bom gosto comum. E da nossa vista!

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s