O INEFÁVEL Professor MARCELO

      

                Tal como o Barnabé, o que é que o Prof. Marcelo tem diferente dos outros? Ou, porque é que o Prof. Marcelo é diferente dos outros?

                Porque, antes de mais, ele é um Professor. Um Professor Doutor, de mérito próprio e dizem que um bom Professor. E não restam dúvidas, pelo que é dado observar, que possui excelentes características para isso:  é de trato fácil, um bom comunicador, capaz de criar empatias, de raciocínio rápido e versátil, engraçado e bem disposto, de cultura geral satisfatória, enfim… tem tudo para captar um aluno.

                Por aqui e avaliando ao seu jeito, tem nota alta.

                Seguidamente, o Professor Comentador! Como comentador não faz, de todo, o meu estilo, mas agrada ao “povão” e o seu programa é como o ” Preço Certo” do Fernando Mendes: não tem ponta por onde se lhe pegue, mas o “povão” adora!  Fazer o quê? Está no ar há um ror de anos e não se lhe conhece nada de substantivo, de algo que tivesse marcado, alguma posição corajosa e determinante, alguma “pedrada  no charco”…eu esforço-me mas não consigo encontrar nada! A não ser aquela sua posição acerca da Lei do Aborto, que mereceu aquele magnífico “sketch”  de Ricardo Araújo Pereira : “ É legal? Não! Mas pode-se fazer? Pode!…”. Lembram-se, claro! E este pequeno “número” diz bem do que são os comentários do Prof. Marcelo: sempre dúbios! Sobre as pessoas e os políticos também avalia assim: “fulano esteve bem e depois esteve mal! Sicrano esteva mal, mas depois esteve bem! Sempre uma coisa e o seu contrário, sem coragem, sempre à “tona”… às vezes lança uma pequena novidade, uma antecipação, mas cheira sempre a “ Vichyssoise”! Mas o “povão” acha-lhe piada e tem audiência. Que fazer?

                Finalmente, o Prof. Político! Ele anda na política há mais de quarenta anos. Claro que veio parar ao PPD, essa “Arca de Noé” onde foram todos parar. Começou no Expresso a inventar cenários, a conspirar, por dentro e por fora do PPD, a fazer análises mirabolantes próprias do seu cérebro efervescente e pela sua mobilidade e habilidade em baralhar foi apelidado de “enfant terrible” do PPD. Mas  nada a sério e teve experiência governativa quase nula. Empurrado lá foi candidato à Câmara de Lisboa e, para constar que sabia nadar, atirou-se ao Tejo, pensando ter feito uma operação publicitária radical e persuasiva. O Povo disse: coitado, ainda se constipa! Apanhou uma valente “sova” de Jorge Sampaio e não foi para a Câmara coisa nenhuma: foi para Comentador!

                Mais tarde e  novamente empurrado, foi para líder agora do PSD e aceitou fazer uma nova AD com o Paulo. E aí, no seu espírito brincalhão e ligeiro de fazer política, inventou o célebre jantar da “ Vichyssoise” e …adeus AD! Voltou para Comentador!

                Culturalmente é um diletante, gosta dos livros todos, é do Braga e do Sporting, é católico às terças , quintas e sábados, apresenta livros em catadupa e tece comentários como se os tivesse lido, aos domingos vai à missa e às segundas, quartas e sextas deve pertencer a outra coisa qualquer! É tudo e não é nada, é de todos e não é de  ninguém : Nem “chicha ni limonada”, como dizia Vitor Jara! É o Prof. Marcelo, desfaz-se em muitos e cai no “goto” do “povão”. Que fazer?

                E as sondagens, sem que ele fizesse nada para isso, davam-no como melhor colocado como candidato presidencial pelas Direitas. Essa é que é essa! E o Coelho assustou-se, saiu da sua “toca” e disse: alto e pára o baile! E o Prof. Marcelo, prematuramente foi excluído e…voltou a ser Comentador. Subestimou o “ Sistema” pois este já tinha os seus candidatos : Rui Rio e Durão Barroso.  Este, ainda por cima, do “Sistema” global. Iam lá cair nas mãos deste “instável” Comentador?

                E, mais uma vez, foi empurrado para Comentador. De quê? Boa pergunta : eu também não sei muito bem!

                Mas ele é como o “Preço  Certo” : o “ Povão” gosta! Fazer o quê?

Advertisement
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s