ACABOU-SE O “ MAIS OU MENOS”!

E o “ médio” também. Quando perguntarmos a um amigo : como estás, pá? A resposta não vai poder ser mais a clássica “ mais ou menos”. Ou então aquela resposta também clássica quando esse nosso amigo, mexendo a mão para um lado e para o outro, acossado pelo álcool ou pela gaguez diz : “ m…médio”! Não, não vai ser mais possível. A partir de ontem o Mundo mudou. E de que maneira!

Agora tudo vai ser “ Branco ou Preto”.” Bom ou Mau”. “ Certo ou Errado”. “ Vitória ou Derrota”. Já não haver mais lugar para empates nem “empatas”.

Com o nascimento deste novo Banco, o BANCO BOM, em contrapartida com o BANCO MAU, o malfadado “ BAD”, não haverá mais lugar a dúvidas : tudo vai passar a ser “ BOM ou MAU”. E todos quererão ficar e estar do lado do “ BOM”…e aluta vai ser terrível e antevejo graves disputas e problemas na procura da afirmação do lugar onde se está e onde se deverá estar.

Abriu-se a “ Caixa de Pandora”! Agora tudo será “ NOVO ou VELHO”. Meia idade, nem pensar. Mas estipular a fronteira vai ser obra gigantesca. E o “ BONITO e o FEIO”? Como vai ser? Como já não há o “ Mais ou Menos”, quem vai ser o “ Bonito” e quem vai pertencer a esse cemitério dos “ Feios”? E o “ALEGRE e o TRISTE”? Vai ser engraçado definir quem tem piada de quem não tem. E quem não souber contar uma simples anedota, essa ciência só ao alcance de alguns predestinados, vai ficar isolado neste mundo. Temo até suicídios em massa! Complicado, não é?

E o “ SAUDÁVEL e o DOENTE”? Como é que vamos equilibrar isto? Como identificar quando estamos doentes? Os Doentes, para bem do erário público, vão ser isolados. Vamos então ter uma sociedade sadia. Não haverá mais lugar para doentes, nem para “ mais ou menos” doentes. Como não haverá lugar para mais ou menos bonitos, mais ou menos velhos ou alegres mais ou menos. Nada disso : ou é ou não é! A ponderação não existe mais e a dúvida desapareceu! Acabou a sociedade do “mais ou menos”. Do “ médio” também.

E o “ JOVEM e o IDOSO”? Quando é que acaba a juventude e começa a velhice, porque meio termo não há? Ou se é Novo ou se é Velho, como atrás referi. Mesmo que um “tipo” aparente ser mais velho a idade contará para além do aspecto? Esta pergunta metafísica eu creio ser difícil de responder. Como será já que os idosos, para bem da saúde e do erário públicos, não terão mais lugar?

E o “MODERNO e o ANTIQUADO” ? E o “ VESTIDO e o NU”? E o “ SIM e o NÃO” já que também vai acabar o “ TALVEZ”? De certeza que vai acabar essa palavra dúbia e inconstante. Não haverá mais lugar a dúvidas e hesitações, e o “ Talvez” permite incertezas. Não, não haverá mais dúvidas, tudo será muito claro.

E, já agora, quem vão ser os funcionários do “ BANCO MAU”? do “ BAD”. Os “ Feios”? Os “ Idosos”? Os “ Tristes”? os “ Doentes”? Ou vão ser os “ Mais ou Menos” que ainda restarem?

Tudo vai ser “ TUDO ou NADA”. Claro que aqui tudo se complica porque o “ TUDO” vai ser de quem? E o “ NADA”? Vai ser um grande problema para os Filósofos ( será mesmo que poderão subsistir?) habituados a discutir e a teorizar sobre as contingências, sobre as abrangências, sobre as abstracções, sobre as lógicas e as intuições…vão ter que escolher ou vão acabar!

Mas para além de tudo isto, mais do “ RICO e do POBRE”, do “ FELIZ e do INFELIZ”, do “ GORDO e do MAGRO”, do “ LIMPO e do SUJO” , do “ CLARO e do ESCURO” e dos “BRANCOS e dos PRETOS”… restará sempre o “ BEM e o MAL”, porque neste registo dicotómico em que se vai transformar a sociedade, na senda do “ BOM e do MAU”, onde tudo começou, decidirá sempre o “ BEM e o MAL”!

As Religiões vão ter que se reprocessar e redefinir as suas estruturas teológicas. E se já havia divisões na sociedade porque “ a minha religião era melhor que a tua, mais pura e mais dirigida”, como irá ser depois?

De um dia para o outro e sem que nada o fizesse prever, foi-nos anunciado um novo Mundo: o Mundo da dicotomia! Vai ser tudo como nos filmes : havia o Bem e o Mal e os Bons e os Maus. Como nos filmes do “ Cowboys”: os Brancos e os Índios. Os maus eram todos mortos, os Índios também e só ficavam os Bons e os Brancos. Não precisamente bondosos : apenas Bons. Bons nisto e bons naquilo, apenas os Bons!
Acabou, como disse, o “ mais ou menos” e o “ tolerável”. Vai ser tudo radical e definitivo.

E quando nos perguntarem : “ Como estás?”. Que deveremos responder? Se dissermos “ Muito Bem” não acreditarão porque pensarão que queremos é estar ao seu nível…e se dissermos “ Mal, muito Mal” estaremos desgraçados : confessamos. Seremos um caso perdido. Que fazer?

E as EMPRESAS, as grandes Empresas? Vão querer também elas ser divididas em duas: a parte Boa e a parte Má. Por exemplo a TAP, a CP, a TRANSTEJO, a CARRIS. A parte boa para vender e a parte má…que passe muito bem!

Será assim neste Mundo da dicotomia, separado por fortes e fracos, por bons e por maus, por jovens e por idosos, por bonitos e por feios, por ricos e por pobres, por instruídos e por incultos e por senhores e por vassalos(!), que se vai instalar um mundo maravilhoso, onde só os bons subsistirão. Todos os restantes acabarão nas Trevas, de onde deles dizem nunca deveriam ter saído… eles, grandessíssimos FILHOS DA PUTA!

Tudo isto são divagações minhas mas, às vezes, os meus sonhos viram realidade… os Maus, só os MAUS…

PS 1- Como bem perguntava um amigo meu, com muita piada ( vai para o lado dos Bons portanto ) para onde vão o CR7 e a D. INÉRCIA? Se o CR7 tem lugar assegurado no lado dos Bons, a D. INÈRCIA, porque também vai deixar de haver inércia, vai para…

PS 2- Diz-se que nos últimos 15 dias antes da exoneração, a anterior Administração do BES executou operações que oneraram o Banco em mais 1,5 Mil Milhões de Euros, sobre ao laxismo e “ desatenção” desse atento e “ eficaz” Governador do Banco de Portugal.
Esta “ desatenção” não mereceria em qualquer país civilizado a sua “ cabeça”? Não, aqui não! Aqui foi promovido pelo Governo, “ Online”, com aumento de poderes…

E assim vai o Mundo…

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s